Osteoartrose

Dentre todas as patologias que acometem os indivíduos à partir da 4ª década da vida, sem dúvidas, é a OSTEOARTROSE a mais comum delas, estimando-se que ocorra em até 90 % da população adulta.

A osteoartrose, também chamada de artrose, processo degradativo articular, processo degenerativo articular etc., resulta de um processo anormal entre a destruição cartilaginosa e a reparação da mesma. Entende-se por cartilagem articular, um tipo especial de tecido que reveste a extremidade de dois ossos justapostos (unidos) que possuem algum grau de movimentação entre eles.

São exemplos de articulações os joelhos, os tornozelos, os dedos das mãos, os dos pés, o quadril, as vértebras da coluna, os ombros, os cotovelos, os punhos, a mandíbula etc.. Em todas estas articulações está presente o tecido cartilaginoso.

A função básica da cartilagem articular é a de diminuir o atrito entre duas superfícies ósseas quando estas executam qualquer tipo de movimento, funcionando como mecanismo de absorção de choque quando submetido à forças de pressões (como no caso do quadril, joelho, tornozelo e pé), ou de tração, como no caso dos membros superiores.

Para que este movimento de atrito entre dois ossos seja diminuído, outras estruturas também fazem parte da articulação, desempenhando papéis específicos como no caso do líquido sinovial, que lubrifica as articulações e, dos ligamentos, que ajudam a manter unidas e estáveis as articulações.

Uma articulação normal é formada por células chamadas CONDRÓCITOS, cuja função básica é fabricar todas as substâncias necessárias para o bom funcionamento da cartilagem articular.

Mobirise

COPY BY NOVARTIS/MOD
Na realidade, a cartilagem articular funciona como uma grande mola, ou uma esponja de silicone embebida em água. O estado de hidratação da cartilagem e a integridade da mesma, é fator preponderante para a não existência de degradação e, a não existência da patologia denominada de OSTEOARTROSE.

Mobirise

COPY BY NOVARTIS/MOD
A Osteoartrose é, do ponto de vista médico, dividida em dois grandes grupos.

O primeiro denominado de Osteoartrose Primária, é formado por aqueles indivíduos que já possuem um patrimônio genético, que faz com que a patologia se desenvolva independentemente de fatores externos.

O segundo grupo, denominado de Osteoartrose Secundária, é formado por pessoas que, em virtude de algum fator agressivo ocorrido em determinado período da sua vida, passam a apresentar a patologia. Fazem parte deste grupo os indivíduos muito obesos, os que sofreram algum traumatismo articular (entorses, fraturas, luxações), os que sofreram algumas alterações hormonais específicas, os que executam esportes com micros traumatismos de repetição, os que executam esportes de desaceleração (saltos)

Mobirise

QUADRO CLÍNICO: DOR - EDEMA ARTICULAR - LIMITAÇÃO FUNCIONAL - DEFORMIDADE

TRATAMENTO: FISIOTERAPIA

Mobirise

- DIMINUIÇÃO DO PESO

- FORTALECIMENTO MUSCULAR + ALONGAMENTOS

Mobirise

- MEDICAMENTO CONDROPROTETORES : COLÁGENO, SULFATO DE CONDROITINA E GLICOSAMINA
- APLICAÇÕES INTRA ARTICULARES DE ÁCIDO HIALURÔNICO: VIDE TÓPICO SOBRE VISCOSSUPLEMENTAÇÃO NO SITE.

ESSE TRATAMENTO APRESENTA BONS RESULTADOS PARA PACIENTE COM OSTEOARTROSE INICIAL OU MODERADA.

- CIRURGIAS

Dr. Ricardo Galotti

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer id odio nec odio egestas pellentesque in at lectus.

Siga:
Unidades
  • Unidade Aclimação:
  • Praça Santo Agostinho , n ° 70
  • 1 ° andar conj 11.
  • Aclimação CEP : 01533-070
  • São Paulo SP
  • Fone: 55 11 32090112
  • Unidade Albert Einstein:
  • Hospital Israelita Albert Eeinstein
  • Av. Dr. Ricardo Jafet, 1600
  • Vila Mariana - São Paulo-SP
  • CEP 04260-000
  • Fones:
  • 55 11 2151-8709
  • 55 11 95033-6406

Mobirise web software